was successfully added to your cart.

Quando o assunto é geração de energia elétrica através do sol, todos devematlas_2 imediatamente pensar no Nordeste brasileiro, lugar com tamanha abundância dessa fonte de energia, onde segundo registra o 2º atlas brasileiro de energia solar, feito pelo INPE, os índices de irradiação solar direta na superfície da região são os mais elevados e com a menor variabilidade interanual do país.

Por que a solução pareça estar tão longe de ser uma realidade?

Em leilões feitos pela ANEEL, a região do Nordeste é a principal escolha das empresas para construir usinas solares centralizadas, de grandes potências.  Já foram realizados R$ 10 milhões de investimentos e novas 56 usinas serão construídas nos próximos anos, mas o grande problema é a linha de transmissão, que não são suficientes para escoar a energia gerada no Nordeste.

Segundo o ministério de minas e energias, novo leilão para construção de linhas de transmissão deverá ocorrer até o fim desse ano. Serão investidos quase R$ 9 bilhões para construção de 4,9 mil quilômetros de linhas para escoamento da energia.

Mas, e nas nossas casas, empresas, indústrias?  Por que a geração distribuída anda a passos tão lento?

Quando falamos em geração distribuída, onde cada um, cliente das distribuidoras, pode ter a sua própria usina solar, e gerar energia limpa, renovável e muito mais barata, podemos dizer que fizemos alguns pequenos progressos.

Embora 21 estados e o Distrito Federal já isentem o ICMS sobre a energia gerada, aderindo ao Convênio ICMS 16/2015, percebemos grande atraso no crescimento da geração distribuída. Veja alguns impasses

  • A tecnologia que ainda possui um custo inicial relativamente alto, resultante de equipamentos em sua maioria importados.
  • As taxas de juros elevadas para a pessoa física, com média de 1,8% ao mês contra 0,75% para pessoa jurídica.
  • O acesso a linha de financiamento é bem difícil, com tempo de espera médio de 6 meses para conseguir um financiamento em banco público.
  • A Região Nordeste tem uma linha de financiamento do Banco do Nordeste, mas que é destinada somente aos produtores rurais.

Podemos perceber que ser houver maior incentivo dos governos federais e estaduais, todo o Brasil poderá usufruir dessa energia que está pronta para mover o mundo.

Como a Suntag Energy do Brasil tem conseguido ajudar ao nosso cliente a conquistar sua usina solar fotovoltaica?

Realizamos a venda, o projeto, a importação, a instalação, a garantia, e facilitamos juntos aos grupos financeiros públicos e privados, o financiamento em até 10 anos para pessoa jurídica e até 4 anos para pessoa física.

Estamos sempre na frente buscando parcerias que proporcionem parcelas que caibam na economia conquistada pela instalação do sistema e que a primeira parcela vença somente após a usina instalada e a economia comprovada.

www.suntag.com.br

0800 025 2595

Suntag Logo 6x6cm

Deixe um comentário